Quem somos

História centenária
A história da Faculdade Católica de Fortaleza – FCF se entrelaça com a do Seminário Episcopal do Ceará, conhecido pela nossa sociedade como Seminário da Prainha, importante Instituição eclesiástica que marcou a educação no Ceará.
 
Criado pela Lei Provincial n.º 1.144 de 27 de setembro de 1864 e instalado em 18 de outubro daquele ano, o Seminário foi uma ação concreta do primeiro Bispo do Estado Dom Luís Antônio dos Santos para a Diocese, até então com estrutura precária na formação de padres, passar a dispor de um clero qualificado. Inicialmente localizado no então Colégio das Órfãs, atual Colégio da Imaculada Conceição, o Seminário foi transferido para o prédio ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha quando do término das suas obras. A administração do espaço foi confiada aos padres Lazaristas, membros da Congregação dos Padres da Missão, fundada na França em 1625 por São Vicente de Paulo, estando a Reitoria a cargo do Padre Pierre-Auguste Chevalier, que aqui permaneceu por duas décadas. Toda a formação teológica era recebida em língua francesa pelos candidatos ao ministério ordenado, oriundos de todo o Ceará e de outras províncias do Nordeste Brasileiro. Ao longo do século XX, saíram do Seminário figuras que viriam a ocupar importantes postos nas sociedades local e nacional.
 
Após muitas décadas de modificações em seu funcionamento, sempre sobre a égide da Igreja Católica, o Seminário da Prainha teve suas atividades encerradas em janeiro de 1967 pelo Arcebispo de Fortaleza Dom José de Medeiros Delgado, que em 2 de fevereiro inaugurou o Instituto Superior de Ciências da Religião – ISCRE, renomeado em 1968 para Instituto de Ciências da Religião – ICRE, que assumiu a missão de formar, além de leigos e vocacionados ao ministério presbiteral, agentes de pastoral e cristãos de modo mais amplo. No início da década de 1970 o prédio do antigo Seminário recebe a instalação da Cúria Metropolitana, do Secretariado Arquidiocesano e do Secretariado Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, além de ter sido construída no seu sítio, por iniciativa de Dom Delgado, a nova Residência Episcopal, preparada para o seu sucessor Dom Aloísio Léo Arlindo Lorscheider, OFM.
 
Em 8 de novembro de 1972 um decreto presidencial criou a Faculdade de Filosofia de Fortaleza – FAFIFOR, oficialmente aberta em 19 de março de 1973, quando foi fundado também o Seminário Regional Nordeste 1, residência para os seminaristas diocesanos de todo o Regional, que na época abrangia o Ceará, o Piauí e o Maranhão. No mesmo ano seu curso seminarístico foi denominado Curso Maior Teológico. Em 1976, no intuito de fortalecê-lo e torná-lo mais completo, o ICRE acresceu o programa de dois anos filosóficos. Na década de 1980, entre diversas mudanças na estrutura do Seminário, ocorreram a extinção da FAFIFOR e a autonomia do ICRE em relação ao Curso Maior Teológico. Em 26 de março de 1987 os Bispos do Regional Nordeste 1, sob a presidência de Dom Lorscheider, criaram o Instituto Teológico-Pastoral do Ceará – ITEP para a formação específica dos candidatos ao sacerdócio das Dioceses que compunham a Província Eclesiástica do Ceará.
 
Criação e manutenção da FCF
Em 28 de agosto de 2009 o Arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques cria canonicamente, mediante Decreto n.º 4, a Faculdade Católica de Fortaleza, credenciada pela Portaria n.º 1.746 do Ministério da Educação – MEC, publicada no Diário Oficial da União – DOU em 24 de dezembro, que declarou também a extinção do ICRE e do ITEP. O atual recredenciamento do MEC foi estabelecido pela Portaria n.º 1.644 de 19 de setembro de 2019, publicada no DOU no dia 23. Em 17 de dezembro de 2020 foi encerrado o processo de transferência da manutenção da FCF, tendo a Arquidiocese de Fortaleza sido sucedida pela Associação Educacional e Cultural Católica de Fortaleza – AECAF, inscrita no CNPJ sob o n.º 34.711.483/0001-54. Seu atual Chanceler é o Arcebispo Metropolitano Dom Gregório Ben Lâmed Paixão, OSB.
 
Formação
A FCF, Instituição de Ensino Superior de direito privado, oferta atualmente cursos presenciais e a distância de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnológicos), pós-graduação (especializações e MBAs) e extensão. Em integração com os cursos, apoiamos e realizamos eventos científicos abertos ao público de forma gratuita, dentre os quais estão mesas-redondas, conferências, aulas inaugurais, simpósios nacionais e internacionais, seminários e lançamentos de livros. Quanto à pesquisa, são destaques o Centro de Estudos em Filosofia Brasileira e a publicação de produção científica docente e discente através dos periódicos Kairós e Logos & Culturas.
 
Missão
Nossa missão é passar aos estudantes formações acadêmica e doutrinal dos futuros ministros ordenados, bem como dos demais agentes de pastoral leigos e leigas, de acordo com as indicações do Magistério da Igreja Católica. Os alunos que não se destinam ao ministério sagrado são orientados à inserção no mercado de trabalho e à participação no desenvolvimento da sociedade a partir dos princípios e valores cristão-católicos. Queremos promover a extensão aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios gerados na Instituição, e contribuir para o fortalecimento da solidariedade entre as pessoas e instituições num fecundo diálogo com a sociedade e a cultura.