OBJETIVOS: A Especialização em Neuroeducação surge como resposta à crescente compreensão da interação entre processos cerebrais e práticas educacionais. Esta especialização tem por objetivo principal capacitar profissionais da educação a integrar efetivamente os avanços da neurociência no contexto pedagógico. Ademais, almeja-se: Integrar Neurociência e Educação: Proporcionar uma compreensão aprofundada das bases neurobiológicas do aprendizado e do desenvolvimento cognitivo, permitindo que os educadores apliquem esse conhecimento em ambientes educacionais. Desenvolver Práticas Pedagógicas Inovadoras: Capacitar os participantes a projetar e implementar práticas pedagógicas fundamentadas em evidências científicas, visando otimizar o processo de ensino-aprendizagem. Promover a Inclusão e a Diversidade: Fomentar a criação de ambientes educacionais inclusivos, considerando as diferenças individuais e aplicando estratégias neuroeducacionais para atender às necessidades variadas dos alunos. Analisar Pesquisas em Neurociência Aplicadas à Educação: Desenvolver a capacidade crítica dos participantes para analisar e aplicar pesquisas em neurociência relacionadas à educação. Implementar Estratégias de Avaliação Neuroeducacional: Capacitar os educadores a utilizar métodos de avaliação baseados em princípios neuroeducacionais para compreender o progresso e as necessidades individuais dos alunos.
CARGA HORÁRIA 360 horas
PÚBLICO-ALVO
A Especialização em Neuroeducação da Faculdade Católica de Fortaleza é destinada a profissionais da área educacional, incluindo: Professores de Todos os Níveis de Ensino que buscam aprimorar suas práticas pedagógicas com base nas últimas descobertas da neurociência. Gestores Educacionais interessados em liderar equipes pedagógicas e implementar políticas educacionais fundamentadas em princípios neuroeducacionais. Psicopedagogos e Profissionais da Educação Especial que desejam aprofundar seus conhecimentos em estratégias neuroeducacionais para atender às necessidades específicas de aprendizagem. Profissionais da área de psicologia educacional que buscam compreender melhor os processos neurobiológicos subjacentes à aprendizagem e ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes. Profissionais de saúde, como psicólogos clínicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e outros profissionais de saúde mental que trabalham com crianças e jovens, que desejam incorporar abordagens neurocientíficas em suas intervenções terapêuticas. Pesquisadores e acadêmicos que buscam expandir seu conhecimento em neurociência aplicada à educação, com interesse em contribuir para o avanço teórico e prático no campo da neuroeducação. PRÉ-REQUISITOS Ser portador de diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) em qualquer área do saber.
DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA NO ATO DA INSCRIÇÃO
RG, CPF, Diploma de graduação (frente e verso), Histórico da graduação, foto 3 x 4, curriculum lattes
MATRIZ CURRICULAR DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
- Introdução à Educação a Distância 30h
- Metodologia da Pesquisa na Pós-Graduação 30h
- Cognição, Atenção e Funções Executivas 30h
- Neurociência e Comportamento Humano 30h
- Neurociência da Consciência e seus Estados Modificados 30h
- Neurociência da Linguagem 30h
- Neurociência do Aprendizado: fundamentos e conceitos 30h
- Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem 30h
- Neurociência Educacional 30h
- Neuroeducação e Neurodidática: como o cérebro aprende 30h
- Avaliação Cognitiva no TEA 30h
- Perspectivas Interdisciplinares no Estudo da Consciência 30h
TOTAL 360h
INVESTIMENTO
Aulas disponíveis a partir do deferimento do ato de inscrição Duração do Curso: 04 a 12 meses.