Resumo
O Brasil é um país com uma localização privilegiada, com um litoral invejável, de 7.367 km, e com muitos portos nele instalados, que fazem a nossa economia acontecer de norte a sul. Ainda assim, os portos e a marinha mercante não estão entre os alvos estratégicos reais do país. E por que será que é assim? Para compreender a complexidade da gestão portuária do Brasil precisamos estudar o contexto no qual os portos estão inseridos. Por isso, nesta disciplina vamos compreender os elementos essenciais dessa área da logística que é considerada uma das mais relevantes para os países desenvolvidos e que, no futuro próximo, também o será no Brasil.
Conteúdo pragmático
1. Introdução; A importância dos portos para a economia; Funcionamento do sistema portuário do Brasil; Gestão dos portos (isps code); Segurança do trabalho nos portos.
2. Embarque e desembarque de mercadorias; Gestão de estoques e liberação das mercadorias; Noções de legislação portuária; Gestão da qualidade nos portos.
3. Exportação e a infraestrutura dos portos; A importância da cabotagem para a economia; A mão de obra portuária; Taxas e tarifas portuárias brasileiras e internacionais.
4. Electronic date interchange (edi) e radio frequency identification (rfid); Supervia eletrônica no Porto de Santos; SISCOMEX, SISCARGA e SISCOSERV; Comparativo entre os portos brasileiros e os portos de outros países.
5. Terminais para granéis líquidos; Terminais para cargas refrigeradas; Papel do despachante aduaneiro nas operações portuárias; Estudo de caso (desempenho da balança comercial brasileira).
6. O agronegócio e os portos; A indústria e os portos; Gestão ambiental nos portos; Estudo de caso: IDA.
Carga horária
30 horas.
Pós-graduação e Extensão
WhatsApp: (85) 9855-0309
Email: sec.posextensao@catolicadefortaleza.edu.br
Financeiro
WhatsApp: (85) 9855-0189
Email: fcftesouraria@catolicadefortaleza.edu.br