Resumo
Nesta disciplina serão apresentadas noções de educação, de didática e de neurodidática, de práticas de ensino e de práticas educacionais para o exercício pleno de processos cognitivos de ensino e de aprendizagem.
Conteúdo pragmático
1. Introdução. Perspectivas sociais e humanistas e seu impacto sobre o cérebro dos(as) estudantes. Da didática à neurodidática. Planejamento com o cérebro em mente. Modalidades de educação e o cérebro.
2. Memórias. Percepção. Percepção visual e ilusões. Abstração.
3. Emoções positivas e negativas e emoções estéticas. Emoções estéticas: a arte na educação. Emoções fictícias (make-believe emotions). Emoções morais e emoções contrafactuais.
4. Emoções e consciência. Estado de vigília, atenção plena e comportamento intencional. Emoção e tomada de decisão. Consciência e linguagem.
5. Gamificação. Jogos/games. Perspectivas analógicas, digitais e virtuais – coabitando cenários (I). Perspectivas analógicas, digitais e virtuais – coabitando cenários (II).
6. Dormir e um cérebro saudável. Comer e o cérebro saudável. Exercícios e cognição. Movimento e cognição.
Carga horária
30 horas.
Pós-graduação e Extensão
WhatsApp: (85) 9855-0309
Email: sec.posextensao@catolicadefortaleza.edu.br
Financeiro
WhatsApp: (85) 9855-0189
Email: fcftesouraria@catolicadefortaleza.edu.br