CPA

O que é a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Católica de Fortaleza é a responsável por planejar, organizar e executar a autoavaliação institucional da instituição e também acompanha a avaliação externa realizada pelo MEC. A CPA é formada por representantes de várias esferas: funcionários do corpo técnico-administrativo, corpo docente, corpo discente da instituição e sociedade civil.

Quais são as funções da CPA?

Segundo o Artigo 11 da Lei n.º 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), toda instituição de ensino superior, pública ou privada, deve formar sua Comissão Permanente de Avaliação para: conduzir a avaliação interna da instituição; sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), vinculado ao MEC; promover a participação de toda a comunidade acadêmica para que a avaliação interna seja bem conduzida e contemple o máximo dos pontos avaliados, traduzindo fielmente a situação da instituição; e elaborar, sistematizar e divulgar os relatórios da autoavaliação institucional.

Algumas diretrizes da CPA:

1. Ser constituída por ato do dirigente máximo da instituição de ensino ou por previsão no seu próprio estatuto ou regimento, sendo assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil.
  2. Usufruir de atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados da instituição de ensino.

Princípios norteadores da CPA na FCF:

1. Divulgação das informações coletadas no processo avaliativo;
  2. Valorização dos agentes e dos órgãos integrantes da CPA;
  3. Respeito à liberdade de expressão, de pensamento e de crítica;
  4. Compromisso com a melhoria da qualidade educacional;
  5. Autonomia em relação aos órgãos diretivos e de gestão acadêmica.

O que é a Avaliação Externa?

É o procedimento utilizado pelo MEC para a autorização, o reconhecimento ou a renovação de reconhecimento dos cursos de graduação da IES. A avaliação é periódica e tem o objetivo de garantir a qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino superior, integrando o SINAES.

O que é o SINAES?

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior é composto pela Avaliação dos Cursos de Graduação e pela Avaliação Institucional que, junto ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), formam um tripé que permite conhecer a qualidade dos cursos e as instituições de educação superior de todo o Brasil. A Avaliação dos Cursos de Graduação e a Avaliação Institucional ocorrem através das vistorias feitas pelas comissões de avaliadores do MEC, designadas pelo INEP.

Regulamentos

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Instituiu o SINAES e estabeleceu a CPA, suas atribuições e finalidades.

Dispõe sobre procedimentos de competência do INEP referentes à avaliação de instituições de educação superior, cursos de graduação e desempenho acadêmico de estudantes.

Relatórios

Coordenação da Comissão Própria de Avaliação: Profa. Dra. Lisieux D’Jesus Luzia de Araújo Rocha
Contato: cpa@catolicadefortaleza.edu.br