Programação do Centro de Estudos em Filosofia Brasileira – 2021.1

I – GRUPOS DE ESTUDOS

1. Filosofia Sistemática Brasileira Profa. Dra. Maria Celeste de Sousa
Semestre 2021.1 – início: 10 de março, às 14h, via Google Meet.

Objetivo: Pesquisar a Filosofia Sistemática Brasileira a fim de compreender as teorias produzidas pelos filósofos brasileiros contemporâneos em face da problemática atual da separação entre Filosofia e Cultura.

2. Linha de Pesquisa: Literatos-FilósofosProf. Dr. Daniel Benevides Soares
Semestre 2021.1 – início: 10 de março, às 15h, via Google Meet

Objetivo: Conceituar a figura do literato-filósofo cunhada por Margutti para a compreensão do específico da filosofia brasileira, cujo caso-exemplo tomado para a pesquisa inicialmente é Machado de Assis. As opções de trabalho podem ser ampliadas tendo em vista nomes também já mencionados por Margutti em suas pesquisas, como Clarice Lispector.

3. História das Ideias filosóficas no Brasil – Prof. Dr. Halwaro Carvalho Freire
Semestre 2021.1 – início: 17 de março, às 15h, via Google Meet.

Objetivo: Essa linha de pesquisa, inicialmente, busca uma contextualização histórica e antropológica de Portugal. Esta análise nos proporciona elaborar caminhos possíveis para pensarmos a formação filosófica brasileira. Nesta parte, examina-se filósofos lusitanos e ibéricos, como:  Pedro da Fonseca, João de Santo Tomás, Francisco Suárez e Francisco Sanches. Ela também concentra sua investigação na Escola de Recife, especialmente em dois autores: Farias Brito e Tobias Barreto. Essa última parte de investigação nos ajuda a compreender como a reflexão nordestina é parte imprescindível quando se analisa a história das ideias filosóficas do Brasil.

II – ATIVIDADES PROGRAMADAS

1. Comemoração dos 80 anos do filósofo Manfredo Oliveira
A comemoração do seu 80º aniversário é um ato de gratidão e reconhecimento por sua vida doada na busca constante por sabedoria, promovido pelo curso de Filosofia da FCF.

a) Café Filosófico com Manfredo Oliveira – Memórias de uma vida
Início: 03 de março, das 19h às 21h30, Youtube.

Objetivo: O Café Filosófico da Católica tem como objetivo de relembrar as memórias de uma vida sábia. Trata-se de promover um espaço para o encontro entre ex-alunos e amigos para socializar relatos significativos sobre a trajetória do mestre em seu labor filosófico.

b) XIV Simpósio de Filosofia – Da Subjetividade à Filosofia do Ser: o pensamento de Manfredo Oliveira.
Período: 19 e 20 de maio, via Google Meet / Youtube.

Objetivo: O Simpósio de Filosofia tem como objetivo compreender a pergunta e a tarefa do pensamento na Filosofia de Manfredo Oliveira em seu enfrentamento aos grandes desafios que o mundo contemporâneo apresenta à reflexão.

2. Comemoração dos 100 anos do filósofo Henrique Cláudio de Lima Vaz.

a) XIV Colóquio Vaziano – Realização: a pessoa entre o tempo e a eternidade (FAJE, FCF).
Período: 18, 19 e 20 de agosto – Online.

b) Jornada de Filosofia – Lógica e Filosofia do Direito: Lima Vaz, intérprete de Hegel (FCF, UECE, UFC).
Período: 24, 25 e 26 de agosto – Online.

Profa. Dra. Maria Celeste de Sousa
Coordenadora do Curso de Bacharelado em Filosofia