Meio Ambiente e Sustentabilidade

EMENTÁRIO e CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
*Atenção: o Curso é “autoinstrucional – 100% virtual”

RESUMO DO CURSO:

Neste material compreenderemos o problema da degradação ambiental e as possíveis ações para a reduzir os nossos impactos no ambiente. Inicialmente, analisaremos aspectos como a evolução nos meios de produção, o crescimento populacional e a urbanização que influenciaram diretamente na degradação ambiental. Detalharemos cada um dos compartimentos ambientais, bem como o papel desempenhado na manutenção da vida no planeta. Em seguida, vamos analisar os aspectos históricos que culminaram na compreensão da relação do ser humano com o meio ambiente. Passaremos, então, ao estudo dos dispositivos legais que garantem a conservação ambiental no Brasil. Analisaremos o papel do saneamento ambiental na redução dos impactos causados pelas alterações antrópicas no ambiente. E, por fim, analisaremos a importância da sustentabilidade e dos aspectos sociais na superação de vulnerabilidades, propiciando o desenvolvimento efetivo dos municípios.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Detalharemos de que forma a evolução dos meios de produção influenciou na degradação ambiental. Trataremos também a respeito do crescimento populacional, bem como os fatores responsáveis pelo aumento considerável da população mundial. Vamos analisar as definições e alguns aspectos relativos à poluição e à contribuição das empresas para o agravamento dos problemas ambientais. Por fim, vamos detalhar de que forma a disponibilidade de recursos naturais pode influenciar nos processos produtivos e na rentabilidade das empresas.

Tema 1. A evolução nos meios de produção e o desenvolvimento econômico.
Tema 2. O crescimento populacional.
Tema 3. O contexto das grandes cidades.
Tema 4. Os problemas ambientais: causas e consequências.
Tema 5. A influência das questões ambientais na atual forma de produzir.

  1. Analisaremos com maiores detalhes cada um dos compartimentos ambientais, de forma a entendermos a importância das ações de conservação e a urgência de medidas para redução dos impactos ambientais. Vamos abordar as principais características e os danos ambientais em águas, no ar e no solo, além de entender a relação conjunta entre todos estes fatores nos diversos ecossistemas encontrados ao redor do planeta.

Tema 1. A água e o seu complexo papel na manutenção da vida.
Tema 2. A importância do ar que respiramos.
Tema 3. Os solos e a sua base para o nosso sustento e existência.
Tema 4. Os principais impactos ambientais.
Tema 5. As diversas condições de vida nos ecossistemas do planeta.

  1. Trataremos da evolução histórica dos aspectos ligados às discussões sobre meio ambiente em nível global, as principais conferências mundiais relacionadas ao tema e o surgimento de conceitos importantes, como o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade.

Tema 1. O contexto do final da segunda guerra mundial.
Tema 2. As conferências mundiais sobre meio ambiente.
Tema 3. O surgimento dos conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.
Tema 4. Os principais documentos resultantes das discussões mundiais sobre meio ambiente.
Tema 5. O papel da sociedade na evolução das medidas de conservação ambiental

  1. O desenvolvimento científico e tecnológico contribuiu para a percepção de que as atividades desenvolvidas pelo ser humano no ambiente geram impactos ambientais. Com base no conhecimento da nossa interferência no equilíbrio dos ecossistemas, medidas de proteção legal foram fundamentais para a efetivação das ações de conservação. Vamos analisar os principais aspectos ligados à legislação ambiental brasileira e o seu papel na redução de impactos ambientais. Vamos detalhar as obrigações legais para a instalação de empresas, poluidoras ou potencialmente poluidoras, por meio do licenciamento ambiental. Trataremos sobre as principais políticas nacionais voltadas à proteção do meio ambiente e, por fim, entenderemos a aplicação dos conceitos de conservação e sustentabilidade para o mundo corporativo.

Tema 1. A legislação ambiental brasileira.
Tema 2. Licenciamento ambiental.
Tema 3. As políticas nacionais de meio ambiente.
Tema 4. Sustentabilidade nas empresas.
Tema 5. As questões ambientais como diferencial competitivo.

  1. Impactamos o ambiente com o desenvolvimento das nossas atividades. Nos centros urbanos, esses impactos são ainda mais perceptíveis, tendo em vista a maior intensidade na transformação do ambiente. Vamos entender de que forma os principais impactos ambientais das cidades podem ser minimizados, por meio das ações de saneamento ambiental. Vamos detalhar os conceitos e as características relacionadas à temática, assim como o panorama do saneamento ambiental e a influência destas questões na saúde da população.

Tema 1. Saneamento ambiental: conceitos e abrangência.
Tema 2. Resíduos sólidos: impactos, gestão e infraestrutura.
Tema 3. Água no mundo: disponibilidade, acessibilidade e conflitos.
Tema 4. A situação do saneamento no brasil e no mundo.
Tema 5. A influência do saneamento na saúde da população.

  1. Vamos nos aprofundar nos aspectos sociais ligados às medidas de conservação e de redução dos impactos ambientais. Discutiremos a relação existente entre os ideais de sustentabilidade e o desenvolvimento. Inicialmente, a tecnologia foi considerada uma grande causadora de danos ao ambiente, e, nesse sentido, trataremos sobre o desenvolvimento tecnológico e de que maneira ele pode contribuir para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. Vamos entender de que forma os aspectos culturais podem influenciar as ações de conservação ambiental. Por fim, vamos abordar os aspectos socioambientais e os itens necessários para a elaboração de um projeto social e de desenvolvimento sustentável.

Tema 1. Práticas de sustentabilidade e a relação com o desenvolvimento.
Tema 2. O papel do desenvolvimento tecnológico na busca pela sustentabilidade.
Tema 3. Aspectos culturais e a importância no desenvolvimento local sustentável.
Tema 4. A realidade dos estudos socioambientais no Brasil.
Tema 5. Projetos sociais de desenvolvimento sustentável.

Carga Horária: 56 horas
Investimento: R$ 184,80 (Centro e Oitenta e Quatro Reais e Oitenta Centavos)

>> Realizar Inscrição

Informações: Secretaria Acadêmica – (85) 99855.0309 (WhatsApp)
Das 8h às 12h / Das 13h às 17h.
sec.posext@catolicadefortaleza.edu.br

A Faculdade Católica de Fortaleza reserva-se o direito de não realizar o Curso, caso o número suficiente de vagas para a formação da turma não seja preenchido.