Leitura e Escrita Musical

EMENTÁRIO e CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
*Atenção: o Curso é “autoinstrucional – 100% virtual”

RESUMO DO CURSO:

Nesta aula serão tratados alguns assuntos essenciais para a compreensão da Leitura e da Escrita Musical. Serão abordadas as propriedades sonoras representadas pela Escrita Musical convencional atual, além dos elementos musicais passíveis de representação. Para contextualizar como se chegou ao modelo utilizado atualmente, estudaremos o desenvolvimento histórico da notação musical. Com o objetivo de compreender a necessidade desse estudo mesmo num momento em que a tecnologia oferece muitas facilidades de registro sonoro, haverá uma reflexão sobre a importância da notação musical na atualidade. Por fim, será apresentada uma pequena noção sobre o desenvolvimento de outros tipos notação, dedicadas principalmente ao registro de música contemporânea.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Introdução. Propriedades do som. Elementos fundamentais da música. História da notação musical. Importância da escrita musical na atualidade. Técnicas de notação de música contemporânea. Na prática.
  2. A pauta e as notas musicais. Claves: definição, tipos e usos. Durações. O tom e o semitom. Alterações de altura e duração. Na prática.
  3. A escala maior. Armaduras de clave. Fórmulas de compasso. Dinâmica e articulação. Sinais de repetição e organização de partitura. Na prática.
  4. Intervalos. Modos litúrgicos. Música modal x tonal. Escalas menores. Aspectos da construção melódica. Na prática.
  5. A série harmônica. Tipos de acorde e sua notação. Campo harmônico maior. Campos harmônicos menores. Tétrades. Na prática.
  6. Pressupostos para uma leitura musical eficiente. Exercícios de leitura na escala maior. Exercícios de leitura em escalas menores. Exercícios de leitura rítmica. Exercícios de leitura rítmico-melódica. Na prática.

Carga Horária: 56 horas
Investimento: R$ 184,80 (Centro e Oitenta e Quatro Reais e Oitenta Centavos)

>> Realizar Inscrição

Informações: Secretaria Acadêmica – (85) 99855.0309 (WhatsApp)
Das 8h às 12h / Das 13h às 17h.
sec.posext@catolicadefortaleza.edu.br

A Faculdade Católica de Fortaleza reserva-se o direito de não realizar o Curso, caso o número suficiente de vagas para a formação da turma não seja preenchido.