Gestão de Operações Portuárias

EMENTÁRIO e CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
*Atenção: o Curso é “autoinstrucional – 100% virtual”

RESUMO DO CURSO:

O Brasil é um país com uma localização privilegiada, com um litoral invejável, de 7.367 km, e com muitos portos instalados ao longo desse litoral, que fazem a economia do país acontecer de norte a sul. Ainda assim, os portos e a marinha mercante não estão entre os alvos estratégicos reais do país. E por que será que é assim? Para compreender a complexidade da gestão portuária do Brasil precisamos estudar o contexto no qual os portos estão inseridos. Por isso, nesta disciplina vamos compreender os elementos essenciais dessa área da logística que é considerada uma das mais relevantes para os países desenvolvidos e que, no futuro próximo, também o será no Brasil.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. Introdução. A importância dos portos para a economia. Funcionamento do sistema portuário do brasil. Gestão dos portos (isps code). Segurança do trabalho nos portos.
2. Embarque e desembarque de mercadorias. Gestão de estoques e liberação das mercadorias. Noções de legislação portuária. Gestão da qualidade nos portos.
3. Exportação e a infraestrutura dos portos. A importância da cabotagem para a economia. A mão de obra portuária. Taxas e tarifas portuárias brasileiras e internacionais.
4. Electronic date interchange (edi) e radio frequency identification (rfid). Supervia eletrônica no Porto de Santos. SISCOMEX, SISCARGA e SISCOSERV. Comparativo entre os portos brasileiros e os portos de outros países.
5. Terminais para granéis líquidos. Terminais para cargas refrigeradas. Papel do despachante aduaneiro nas operações portuárias. Estudo de caso (desempenho da balança comercial brasileira).
6. O agronegócio e os portos. A indústria e os portos. Gestão ambiental nos portos. Estudo de caso: IDA.

Carga Horária: 30 horas
Investimento: R$ 99,00 (Noventa e Nove Reais)

>> Realizar Inscrição

Informações: Secretaria Acadêmica – (85) 99855.0309 (WhatsApp)
Das 8h às 12h / Das 13h às 17h.
sec.posext@catolicadefortaleza.edu.br

A Faculdade Católica de Fortaleza reserva-se o direito de não realizar o Curso, caso o número suficiente de vagas para a formação da turma não seja preenchido.