Segurança Portuária

EMENTÁRIO e CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
*Atenção: o Curso é “autoinstrucional – 100% virtual”

RESUMO DO CURSO:

O serviço de gestão de armazenagem portuária abrange, dentre vários aspectos, segurança tanto das cargas quanto das pessoas que atuam na área. Essa constatação simples, mas relevante para um bom domínio do conteúdo, nos direciona a analisar o assunto e estudá-lo seguindo procedimentos baseados em teorias e situações práticas obtidas ao longo da execução de tarefas nas unidades portuárias.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Introdução. Intervenientes do comércio exterior brasileiro e suas atividades presenciais nos portos. Segurança de mercadorias. Segurança ambiental em área portuária. Segurança portuária – aspectos legais da exploração da área portuária.
  2. Saúde e segurança ocupacional na gestão de armazenagem portuária. Segurança portuária – estivadores e demais profissionais. Segurança com padrões internacionais em área portuária. Segurança e saúde no trabalho portuário.
  3. Aspectos trabalhistas da legislação federal especial para a exploração portuária. Segurança no trabalho portuário – aspectos da consolidação das leis do trabalho (CLT). Resultados, frutos da qualidade de vida no trabalho. Normas de segurança e saúde no trabalho portuário: NR-29-MT.
  4. IOT – Internet das coisas e seu uso na segurança portuária. Inteligência artificial em sua essência no uso na segurança portuária. Planejamento estratégico nas ações de segurança portuária. Monitoramento da segurança da informação no porto.
  5. Coordenação e articulação da segurança portuária. Níveis de proteção à atividade portuária. Segurança e a higiene nas atividades portuárias.
  6. Acidentes portuários e prevenção. Normas internacionais de segurança portuária. A Polícia Federal nos portos. A Polícia Federal e os planos para diminuição das práticas de tráfico via portos.

Carga Horária: 30 horas
Investimento: R$ 99,00 (Noventa e Nove Reais)

>> Realizar Inscrição

Informações: Secretaria Acadêmica – (85) 99855.0309 (WhatsApp)
Das 8h às 12h / Das 13h às 17h.
sec.posext@catolicadefortaleza.edu.br

A Faculdade Católica de Fortaleza reserva-se o direito de não realizar o Curso, caso o número suficiente de vagas para a formação da turma não seja preenchido.