Licenciatura em Ciências da Religião

Em sintonia com a missão institucional da Faculdade Católica de Fortaleza, o Curso de Ciências da Religião tem por missão a formação de profissionais imbuídos de senso humanístico e capazes de atuar perante as questões sociais, utilizando-se dos conhecimentos da área das ciências da religião como instrumento de transformação da realidade por meio da fé e da práxis.

Objetivo geral

O curso tem como objetivo formar licenciados em Ciências da Religião habilitados para o exercício da docência do Ensino Religioso na Educação Básica, bem como da pesquisa, consultoria e assessoria em espaço de ensinos não formais de ensino, em instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e entidades confessionais.

Objetivos específicos

A partir do objetivo geral que, baseado em critérios éticos e humanísticos, propiciará uma formação voltada à função educacional da profissão, o curso tem como objetivos específicos:

– Estimular o estudante a realizar estudos e pesquisas voltadas para fenômeno religioso em suas diversas manifestações no tempo, no espaço e nas culturas;
– Desenvolver a ética profissional nas relações com a diversidade cultural e religiosa;
– Fomentar o diálogo inter-religioso e intercultural, visando o reconhecimento das identidades, religiosas ou não, na perspectiva dos direitos humanos e da cultura da paz.

Perfil do Egresso

Atualmente, é quase inexistente a presença de um profissional habilitado à docência do ensino religioso no ensino básico. Neste sentido, uma vez que FCF almeja ofertar para o mercado de trabalho profissionais aptos ao ensino religioso, tem-se que o egresso do Curso de Ciências da Religião desta Faculdade Católica deve apresentar um conjunto de competências que venham a atender às diferentes demandas da sociedade. Do egresso do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Faculdade Católica de Fortaleza, almeja-se estar apto a:

• atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária;
  • trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos nas diferentes etapas e modalidades de educação básica;
  • relacionar os conteúdos específicos da Ciência da Religião e as abordagens teórico-metodológicas do Ensino Religioso de forma interdisciplinar e contextualizada;
  • demonstrar proficiência nas linguagens digitais e na utilização das tecnologias de informação e comunicação nos processos de ensino-aprendizagem;
  • demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, das deficiências e dos diversos modos de ser e viver;
  • realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a disseminação de conhecimentos;
  • compreender criticamente os dispositivos legais e as normativas curriculares enquanto componentes fundamentais para o exercício do magistério;
  • participar da gestão das instituições de educação básica, contribuindo para a elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do projeto político-pedagógico escolar;
  • mediar debates, pesquisar e assessorar espaços não formais de ensino, instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e entidades confessionais.

Diferenciais competitivos

O Curso de Ciências da Religião da Faculdade Católica de Fortaleza estimulará, abrangerá e valorizará todo o potencial criativo do aluno, a partir da implementação de metodologias e tecnologias de abordagem da pessoa e de grupos.

A priori, cumpre destacar que um dos grandes diferenciais competitivos do Curso de Ciências da Religião da Faculdade Católica de Fortaleza reside na índole institucional desta, o que habilitará o aluno a conjugar, harmonicamente, o binômio pensamento crítico científico e de base cristã. A conjugação desses fatores permitirá ao profissional compreensão crítica e interativa do contexto sob a diversidade dos fenômenos religiosos assim como o desenvolvimento de competências e habilidades condizentes ao exercício da docência do ensino religioso na educação básica.

Fixar o alunado em sua própria região, formando-o nas suas especificidades, permitindo-lhe a convivência, durante a etapa formativa, com a sua gente, facilitar-lhe a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos diretamente no público que conforme a sua realidade, constitui-se em evidente diferencial competitivo do curso.

O Curso de Ciências da Religião da Faculdade Católica de Fortaleza desponta como um curso com estrutura curricular inovadora, em que se planeja ofertar disciplinas que abordam reflexões pertinentes ao mundo contemporâneo. Além disso, as disciplinas também buscam oferecer diálogo contínuo com a profissionalidade docente, uma vez que se comprometem a formar licenciados.

Importa, também, destacar a intenção da Faculdade Católica de Fortaleza em proporcionar aos seus discentes minicursos, seminários e palestras, com conteúdo atual e de relevância profissional, promovendo reflexões e debates não somente com profissionais da instituição, mas com estudiosos de temas emergentes.

_____________

INVESTIMENTO
_____________

Matrícula: R$ 99,00

MENSALIDADE:
2024.1 – R$ 199,00

Polo para atividades presenciais: Rua Tenente Benévolo, 201 – Centro | Fortaleza-CE

MATRIZ LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO 2023: Clique aqui

Informações:
Setor Financeiro – (85) 99855.0189  /  Secretaria Acadêmica – (85) 99855.0361
Expediente: 8h às 12h / 13h às 17h (Segunda a Sexta).