Simpósio 2021 abordará o pensamento do filósofo Manfredo Oliveira

A Católica de Fortaleza realização nos dias 19 e 20 de maio de 2021 o XIV SIMPÓSIO DE FILOSOFIA com o tema: “Da Subjetividade à Filosofia do Ser: o pensamento de Manfredo Oliveira”. O evento será ONLINE e GRATUITO.

Objetivo: Compreender a pergunta e a tarefa do pensamento na Filosofia de Manfredo Oliveira em seu enfrentamento aos grandes desafios que o mundo contemporâneo apresenta à reflexão.

Justificativa: Manfredo Araújo de Oliveira desponta no horizonte intelectual brasileiro como um grande pensador voltado à compreensão do tempo contemporâneo. Seu pensamento em evolução passou por várias etapas, em que ele vai aprofundando a pergunta e a tarefa do pensamento. Inicialmente ele dialoga com os filósofos modernos em torno da questão da subjetividade, mas sob a críticada “ontologia da historicidade” de M. Muller e da filosofia de Heidegger. Em seguida ele avança para a temática do idealismo objetivo dialogando com Hegel e Vittorio Hosle sobre uma teoria do Absoluto, ao considerar o problema central da filosofia contemporânea que é o da linguagem.

Nesta última fase, Manfredo Oliveira dialoga com o filósofo Lonrenz Puntel sobre a relação estrutural entre linguagem (semântica) e ser (metafísica), em que a Lógica possui a mesma estrutura da Ontologia, por conseguinte, o filósofo brasileiro afirma também a “metafísica do ser primordial” recuperando por meio da filosofia analítica a metafísica em termos mais sistemáticos do que em Tomás de Aquino. A metafísica clássica mantinha uma ontologia da substância que não se sustentaria hoje, diante do nível de discussão lógico-analítica da Filosofia Analítica contemporânea.

Este itinerário da produção filosófica de Manfredo Oliveira denota a complexidade e a importância da pergunta e da tarefa do seu pensamento na realidade contemporânea. O filósofo brasileiro pergunta pela possibilidade de um horizonte último do pensamento, já sempre dado no seio do qual nosso pensamento subjetivo se movimenta.Ele tematiza a metafísica primordial enquanto Teoria do Ser em si mesmo e em seu todo.

A Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) em atitude de reconhecimento e gratidão pelo 80º aniversário do Prof. Dr. Manfredo Araújo de Oliveira promove o XIV Simpósio de Filosofia como um espaço para a compreensão da pergunta e da tarefa do pensamento deste querido mestre.

A temática “Da Subjetividade à Filosofia do Ser” oferece uma chave promissora para a interpretação da obra de Manfredo Oliveira em seu enfrentamento à crise cultural da sociedade contemporânea. Trata-se de apreender o “ser primordial” denotando a metadimensão tematizada pela filosofia sistemático-estrutural de Puntel Esta metadimensão consiste na relação entre a dimensão absolutamente necessária e a dimensão contingente do Ser. As conferências, mesas redondas e comunicações possibilitarão o debate e a reflexão sobre a Filosofia de Manfredo Oliveira em seus aspectos ontológicos, antropológicos, epistemológicos, éticos e políticos.

Conferencistas convidados:

  1. Dr. Manfredo Araújo de Oliveira (UFC)
  2. Dr. Luís Carlos Silva de Sousa (UNILAB)
  3. Dr. Judikael Castelo Branco (UFT)
  4. Dr. Custódio Luís Silva de Almeida (UFC)
  5. Me. Ednilson Gomes Matias (IFAL)

PROGRAMAÇÃO 


19 de maio de 2021 – Manhã

8h – Abertura: Prof. Dr. Francisco Antônio Francileudo (FCF)
8h05 – Acolhida: Profa. Dra. Maria Celeste de Sousa (FCF)
8h10 – Mediador: Prof. Dr. Halwaro Carvalho Freire (FCF)
8h20 – Primeira Conferência: Prof. Dr. Custódio Luís Silva de Almeida (UFC)
“A reviravolta linguística da Hermenêutica Filosófica: a linguagem em sua dimensão maximal”

9h20 – Segunda Conferência: Prof. Dr. Luis Carlos Silva de Sousa (UNILAB)
“Tomás de Aquino e  releitura da Metafísica grega”

10h20 – DEBATE
11h – Encerramento

19 de maio de 2021 – Noite

19h – Mediador: Prof. Dr. Ralph Leal Heck (FCF)
19h10 – Terceira Conferência: Prof. Dr. Judikael Castelo Branco (UFT)
“A Educação como conquista do humano do ser humano em Manfredo Oliveira”

20h20 – DEBATE
20h30 – Encerramento


20 de maio de 2021 – Manhã

8h – Mediador: Prof. Dr. Daniel Benevides Soares (FCF)

8h10 – Quarta Conferência: Prof. Me. Ednilson Gomes Matias (IFAL)
“Metafísica e Ontologia na Filosofia de Manfredo Oliveira”

9h10 – Quinta Conferência: Prof. Dr. Manfredo Araújo de Oliveira (UFC)
“Da Subjetividade à Filosofia do Ser”

10h10 – DEBATE
11h – Encerramento

Informações: (85) 99855.0056

Público: Estudantes, professores e pesquisadores de graduação e pós-graduação em Filosofia, áreas afins e público em geral.

TRANSMISSÃO: CANAL YOUTUBE CATÓLICA DE FORTALEZA

 – INSCRIÇÕES ENCERRADAS – 


Evento online e gratuito.
Certificado de 10h/a. (Enviado por e-mail nos próximos 15 dias pós evento)

Coordenação: Profa. Dra. Maria Celeste de Sousa