A vida pós-pandemia: Trabalho & EAD

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou estado de pandemia no mundo! Explodia a Covid 19, e a população mundial jamais foi a mesma depois dessa catástrofe. Todas as relações mudaram, principalmente o trabalho.

Hoje, após quatro anos, olhamos para trás e vemos os resultados: luto, vulnerabilidade social, atrasos na educação e o mercado de trabalho com outras modalidades de emprego, como o home office, uma realidade que começou por obrigação e ficou como solução para muitas pessoas e para as empresas.

Então, o que você sabe sobre home office e quais as vantagens dessa forma de trabalho? Há qualificações específicas para essa modalidade de contratação? Como se tornar um candidato a uma vaga de trabalho desse gênero? Descubra aqui.

O trabalho que a pandemia causou!

É difícil mensurar as consequências que a pandemia da Covid 19 causou na vida das pessoas ao longo desses quatro anos, mesmo depois da descoberta da vacina. A olho nu podemos destacar o caos na saúde e na economia de todos os países.

Quando falamos de saúde, incluímos os doentes, as mortes, a situação psicológica de muitas pessoas etc. Todos fomos afetados pela Covid, e pagamos um preço, de perto ou de longe, do isolamento social, do luto e dos problemas financeiros causados pela pandemia.

Por exemplo, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que durante a primeira onda da doença, até junho de 2020, 716.372 empresas encerraram suas operações, sendo 99,8% delas de menor porte. Esse impacto resultou em uma perda expressiva de estoque de capital e causou demissões em massa.

Sem falar na situação das escolas fechadas, professores se adaptando a novas formas de ensino etc. Entra em cena a tecnologia e a educação teve que se reinventar para não parar suas atividades. E assim a humanidade enfrentou mais um episódio em sua história evolutiva como aconteceu ao longo de milhares de anos.

Junto com a vida, o trabalho também se reinventou na pandemia

Quando começou o isolamento social, o mundo teve que se reinventar para não parar totalmente. Com isso, o mundo digital, que já era uma ferramenta em ascensão, ganhou mais força e notoriedade porque estava na vida e na casa de todas as pessoas.

Dessa forma, o mercado de trabalho foi obrigado a abrir as portas para uma modalidade de serviço que existia, mas não era tão comum, o trabalho home office, que traduzido significa escritório em casa, e sugere uma estrutura de trabalho no ambiente doméstico, de forma remota, ou em outros espaços como coworking.

Após a pandemia, essa modalidade se instalou de tal forma que tanto os trabalhadores como as empresas encontram hoje vários benefícios nessa maneira de trabalhar, como redução de custos e melhor qualidade de vida para os empregados.

Ao mesmo tempo em que o trabalho se reinventou, ele também qualificou muitos profissionais para corresponderem aos novos desafios do mercado, porque a pandemia limitou a mobilidade, mas abriu outras possibilidades, principalmente no ramo da tecnologia.

Uma educação mais democrática

Assim como o trabalho encontrou uma oportunidade na modalidade home office, a educação mais ainda. O número de pessoas estudando em casa, com recursos digitais, causou uma explosão no consumo de equipamentos, serviços e materiais didáticos.

Dessa forma, a modalidade EAD ganhou mais visibilidade e democratizou mais a educação porque ela saiu das paredes físicas e ganhou espaços virtuais, aumentando o diálogo entre os profissionais e professores de todos os lugares do mundo.

Com isso, o trabalho e a educação para novas formas de trabalho se tornaram uma necessidade e aliadas. Uma vez que a tecnologia em ascensão pedia novas habilidades profissionais, as capacitações para o trabalho remoto e as novas formas de ensinar começaram a surgir. O quadro branco e os slides já não são mais suficientes!

Por isso, as especializações para o mundo digital começaram a crescer ainda mais. Foi preciso entender a tecnologia que se tornou uma parceira, no período pandêmico, tanto no trabalho como na educação para dar assistência ao novo público que surgia.

Cursos em alta pós-pandemia

Educação e mercado de trabalho estão diretamente ligados. Diante do caos da pandemia, a sociedade encontrou um novo caminho para seguir. E assim como a tecnologia criou novas modalidades de trabalho, também criou novos cursos para atender às urgentes demandas do novo tempo.

Por exemplo, a defesa dos dados pessoais na internet! Há uma especialização própria sobre esse assunto, oferecida na modalidade EAD, para qualquer profissional graduado.

E como educar através dos recursos digitais um público que sobreviveu à pandemia através também da tecnologia?

A resposta está também na educação com uma especialização em Educação Digital. E que tal entender, explicar e promover a qualidade de vida das empresas e seus empregados pós-pandemia? Entra em cena o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.

Ou que tal se tornar um Tecnólogo em Gestão de Recurso Humanos, uma área que cresceu muito no mercado de trabalho, selecionando e qualificando profissionais de maneira humanizada e mais adaptada às realidades das pessoas, suas opções de trabalho e as expectativas das empresas.

Todas essas oportunidades são opção também de se readaptar ao mercado de trabalho ou até de começar do zero uma nova carreira, já que a pandemia, apesar de todas as dores que causou, nos ensinou que é possível reinventar a vida e começar de novo.

Aprofunde seu conhecimento sobre a tecnologia aqui! Cultura digital: entenda sua importância para a educação – Blog Católica de Fortaleza