As mil faces do Direito: um guia de qual carreira seguir

O Direito é uma das ciências mais antigas da humanidade. Sua semente começou a germinar com o Império Romano, antes de Cristo. E por isso, ao longo da história, o curso inaugurou e impulsionou a carreira profissional de muitas pessoas. 

Atualmente, o curso de Direito continua no topo entre os cursos mais procurados por aqueles que querem uma carreira promissora e se identificam com o perfil dessa graduação. Inclusive, o Brasil é o país que mais oferece faculdades e universidades nessa área.   

Quem se forma em Direito, alcança primeiro o título de bacharel e isso já é suficiente para se classificar em muitos cargos através de concurso público ou com consultoria. Agora, se a pessoa deseja advogar, ela precisa adquirir a licença na Organização dos Advogados do Brasil (OAB) através do exame admissional.

De qualquer forma, a carreira no curso do Direito oferece inúmeras oportunidades; a remuneração é muito boa e tem uma ótima procura no mercado de trabalho. Se você está a procura de seu perfil profissional neste curso, veja o que preparamos para você!

Possibilidades de carreira no curso de Direito
Há inúmeras possibilidades de crescimento quando se opta pelo curso de Direito. Antigamente, essa profissão estava muito ligada à oratória, e ela era indispensável para o(a) advogado(a), mas hoje existem outras demandas ligadas à carreira que não pedem essa particularidade.

No entanto, o empenho, o gosto pela leitura, a pesquisa, o apreço pela ética e a justiça permanecem como características no perfil de quem se identifica com essa área profissional, uma vez que ela trata sobre direitos e deveres de todos.

Para isso, elencamos algumas possibilidades que o curso de Direito oferece para o graduado. Basta uma leitura de suas intenções profissionais, uma reflexão sobre seu perfil de bacharel em Direito e pronto! Dedique-se à carreira que mais lhe interessa.

Advogado
Apesar de não ser a única possível carreira de um bacharel em Direito, o exercício da advocacia não poderia faltar. Esse profissional é um perito em leis e auxilia na resolução de conflitos de interesse. Lembre-se que o bacharel precisa ser aprovado na OAB para exercer a advocacia.

Consultor jurídico
Esse profissional pode trabalhar no setor público ou privado. Ele dará assessoria sobre questões relacionadas à parte jurídica. O consultor deverá auxiliar a empresa a manter todos os trâmites legais em suas operações.

Magistratura
A magistratura é uma das carreiras jurídicas mais conhecidas e desejadas na carreira em Direito, mas alcançar um lugar exige muita dedicação, reputação ilibada e altas responsabilidades. Ser juiz é uma arte no Direito. Uma vez que o juiz é responsável por julgar demandas judiciais; zelar pela solução das divergências e conflitos de interesses entre as pessoas; prevenir e reprimir atos contrários à dignidade humana e à justiça, por meio da conciliação das partes envolvidas.

Promotor
Esse profissional é obrigatoriamente do setor público. Atua na defesa da sociedade e de seus interesses. Para chegar a esse cargo, além do processo citado na profissão anterior – graduação, aprovação OAB, período de trabalho na área jurídica, concurso público – soma-se um estágio probatório.

Defensoria pública
O defensor público é o advogado dos cidadãos que não podem pagar por assessoria jurídica em seus processos judiciais. Dessa forma, embora seja um funcionário público, ele atende às necessidades do seu cliente — e não do município, do estado ou da federação.

Analista judiciário
O analista do judiciário trabalha na área administrativa: atendimento ao público, setor de recursos humanos, organização de atas de audiência, arquivo etc., e na área jurídica. Na maioria das vezes, ele atua junto ao juiz, recebendo e distribuindo petições nos tribunais de justiça ou nos tribunais federais.

Oficial de Justiça
O oficial de justiça é considerado um auxiliar dos Tribunais, que realiza um apoio operacional à Justiça brasileira. Ele é o responsável por executar as ordens judiciais, em qualquer fase do processo.

Dentro da categoria de oficial de justiça, estão incluídos os conciliadores, os escrivães e os tradutores, que dão suporte ao nosso Poder Judiciário.

Delegacia de polícia
O delegado de polícia é outra carreira no Direito bastante desejada pelos bacharéis. A sua função é a de liderar a investigação criminal, podendo atuar na Delegacia de Polícia estadual ou federal. Isso significa que ele será o responsável pela coordenação da preparação dos inquéritos, pela chefia das investigações policiais e pela emissão dos mais variados documentos públicos que envolvem este processo.

Procurador de Justiça
O procurador está acima do promotor de justiça. A sua atuação se dá, também, em um órgão superior dentro do Ministério Público. Ele também defende os interesses da sociedade nos mais diversos conflitos que envolvem o município, o estado ou a nação.

Seu campo de atuação acontece nos tribunais das Câmaras Cíveis e Criminais, na figura de defensor da ordem jurídica justa e por meio do ajuizamento de ações, na condução de inquéritos para investigação de suspeitas de crimes ou no papel de fiscal em ações ajuizadas por terceiros.

Desembargador
Para esse cargo não precisa de concurso público, mas isso porque ele é concedido como uma promoção para um juiz ou para quem exerça outro cargo jurídico dentro do Ministério Público. Esse profissional é responsável pela aprovação ou não de um habeas corpus, causas que envolvam leis federais e outras.

Carreira acadêmica
A área acadêmica conduz ao magistério. O professor de Direito pode dar aulas de diferentes disciplinas como: Direito Empresarial, Penal, Civil, Ambiental, Administrativo, Constitucional, dentre outras.

E o exercício do magistério se dá em universidades públicas, particulares, pós-graduação e em cursos preparatórios para concurso público ou exame da OAB. O professor de Direito costuma se especializar e realizar mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Diplomata
Servidor público responsável por representar o país diante de outras nações. Uma das principais funções do Diplomata é negociar acordos internacionais e promover os interesses do próprio país no exterior.

Consultor estratégico de startups
Não podia faltar a área da tecnologia! Essa carreira acompanha atividades de uma empresa em início de funcionamento e presta assessoria relacionada a assuntos fiscais, trabalhistas, societário, regulatório etc.

É responsável também pelo desenvolvimento de equipes estratégicas para determinada área de atuação, monitorar metas e participar da produção de novos projetos.

Um curso de Direito com amplas opções!
A Faculdade Católica de Fortaleza  oferece o curso de Direito entre suas graduações presenciais e vem investindo cada vez mais na preparação de profissionais qualificados e à altura das demandas do mercado de trabalho.

O interesse da FCF é preparar pessoas conscientes de seu papel moral, ético e social como profissão, pautando-se nos objetivos que, de forma ampla, seguem as diretrizes de condução do MEC, acrescentando todo o potencial transformador que o direito pode propiciar.

Se você deseja uma instituição experiente, com conteúdo pautado em valores que alicerçam o exercício profissional e também orientam a vida pessoal, conheça o trabalho da FCF e a dedicação de seus profissionais.

Para ser um profissional de carreira é preciso escolher as melhores opções acadêmicas! Acesse nosso site para mais informações.