Descubra como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Antes de mais nada, a nota do Enem é um dos recursos que possibilita a entrada em muitas universidades e faculdades tanto públicas quanto privadas.

Contudo, se anseia tanto ingressar em uma universidade pública que, quando o resultado da nota do Enem não favorece o curso dos sonhos, o desânimo se instala.

Mas este post traz ótimas notícias para levantar seu ânimo: há muitas faculdades particulares com excelentes conceitos de qualidade pelo MEC e sua nota do Enem é um ingresso certo para realizar seu sonho!

E se o problema for dinheiro, há jeito também para isso! Então, Gostou das notícias? Agora veja o que preparamos para você neste post sobre esse assunto!

Nota do Enem: uma carta de apresentação para a faculdade!

O Exame Nacional do Ensino Médio, famoso Enem, aplicado em todo o País, é a principal porta de entrada para o Ensino Superior na maior parte das universidades públicas e privadas do Brasil, em Portugal e inclusive em outros países como Canadá etc.

Nesse sentido, um dos grandes benefícios do Enem é proporcionar a democratização da educação no Brasil universalizando o acesso às universidades e faculdades para todos os estudantes, em qualquer região do País por meio de conteúdos comuns.

Além disso, a nota do Enem serve de ingresso em faculdades privadas sem que seja necessário prestar exame novamente. Já que o Enem é tão desgastante, ele então é útil para o ingresso na faculdade a fim de realizar o sonho do Ensino Superior.

Também existem várias formas de entrar na faculdade com a nota do Enem. Por meio do Sisu, Fies, Sisutec, acesso direto e do complemento da pontuação. Entre essas opções, algumas são financiamentos públicos para faculdades particulares.

Ingresse na Faculdade com a nota do Enem

Como dissemos acima, há várias formas de ingressar em faculdades particulares com a nota do Enem. Veja como isso acontece:

#1 Acesso direto

Como o termo diz, essa maneira possibilita o acesso direto à faculdade pela nota do Enem, sem a necessidade de prestar vestibular para a instituição.

#2 Complemento de pontuação

O complemento de pontuação é uma parceria entre a nota do Enem e o vestibular da instituição. Ou seja, o candidato presta o exame específico da instituição, mas opta por complementar com a nota do Enem para ajudar na finalização da nota.

#3 SiSu

O Sistema de Seleção Unificado – SiSu – é bem conhecido entre os estudantes que desejam a universidade pública. Ele é o processo de seleção unificado que aloca os estudantes nos cursos oferecidos pelas universidades públicas.

#4 Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também é um programa do governo. E consiste em um financiamento oferecido pelo governo durante o período do curso. Para tanto, pode-se usar a nota do Enem porque o exame é obrigatório para conseguir o financiamento.

Ou seja, para o Fies, são consideradas algumas condições dentro de três modalidades:

1. Modalidade I: destinada a estudantes de todo Brasil com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nesta modalidade, o mínimo para o financiamento é de 50%  o máximo 100%, dependendo da necessidade do aluno;
  2. Modalidade II: atende os estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos;
  3. Modalidade III: destinada a alunos de todo o Brasil, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. O financiamento pode ser de 10% a 100% da mensalidade, mas o valor mensal total a ser pago à universidade não pode ser superior a R$ 7.000.

A FCF aceita sua nota do Enem

Há muitas faculdades particulares que já aderiram à nota do Enem como uma forma de ingresso para os estudantes. Assim, os candidatos não precisam realizar o vestibular tradicional da instituição, basta usar a nota do Enem para concorrer a uma vaga.

Entre elas, encontra-se a Faculdade Católica de Fortaleza, uma instituição histórica e alicerçada nos valores do Evangelho. Devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação com o Conceito 4 (Escala de 5), que oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

Para a FCF, a educação é um processo dinâmico, responsável e gerador de uma nova sociedade, logo ela deve chegar a todos. Por isso, optamos por favorecer diversas formas de ingresso, inclusive usar a nota do Enem, para cursos presenciais e a distância.

Além de aceitar a nota do Enem, a FCF trabalha com o financiamento da graduação por meio do Fies. Mas o candidato também pode realizar o exame da própria instituição, através de prova online ou presencial com agendamento.

A FCF abre as portas para você!

O conhecimento é uma arma poderosa que se conquista com muita dedicação. Com a evolução tecnológica, essa conquista preciosa está mais acessível e rápida.

Então, você não precisa se limitar apenas ao exame do Enem 2023 para realizar seu sonho, porque a FCF já abre as portas hoje, veja:

Para ingresso aos cursos oferecidos pela FCF no primeiro semestre de 2024, serão

observados os seguintes critérios:

1. A prova de Redação, com aproveitamento igual ou superior a 400 pontos.
  2. A nota referente ao Enem dos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022, devidamente

comprovadas através do relatório de desempenho do candidato fornecido pelo MEC, a ser anexado no ato da inscrição.

Então não perca a oportunidade que bate à sua porta para ingressar com a nota do Enem hoje e realizar o sonho do curso superior!

Descubra aqui como a sua nota do Enem pode ajudar a ingressar na FCF