Faculdade: como escolher o curso certo?

Escolher o curso certo não é uma vontade apenas de quem conclui o ensino médio, mas de toda pessoa que resolve frequentar a universidade em qualquer fase de sua vida. Mas tanto para um como para outro, há sempre um questionamento sobre qual curso escolher.

Se você está neste momento de sua vida, primeiro: parabéns! Porque investir em conhecimento é um caminho seguro para o crescimento pessoal e profissional. Depois, veja o que preparamos neste post sobre como escolher o curso certo. Aproveite!

Olhe para si antes de escolher o curso certo

Não adianta escolher uma graduação apenas por admiração a uma profissão. Pode acontecer que alguém se encante pela medicina, mas não tenha inclinação para tratar de doenças, ver sangue, acompanhar pacientes etc.

Por isso, o ponto de partida é olhar para si mesmo e fazer uma pequena triagem do que você gosta de fazer, um pouco de autoconhecimento ajuda, como também testes vocacionais iluminam o início das decisões, porém, cuidado, porque eles não dizem tudo!

Outro caminho é fazer uma entrevista consigo mesmo: com que temas me identifico; tenho inclinação para área de saúde, exatas ou humanas? Alguma graduação no campo da tecnologia me interessa? As perguntas filtram as opções.

Dessa forma, escolher o curso certo se torna mais possível! Se você avaliar suas habilidades e capacidades, o risco da desistência torna-se menor, uma vez que escolherá opções que se encaixam em seu perfil e com seus objetivos.

Dicas práticas para escolher o curso certo

Escolher o curso certo pede outras análises! Por isso, apresentamos algumas dicas que ajudam a esclarecer na hora da escolha. Não esqueça que a profissão também gera alegria, satisfação, prazer, afinal o bom profissional é aquele que transborda realização!

1. Faça uma lista com as suas preferências

Se pensar nas habilidades não são suficientes, então faça uma lista sobre as disciplinas que você mais tem afinidade ou alguma atividade que chamou sua atenção no campo profissional. Isso ajuda a delimitar um campo de atuação a fim de escolher o curso certo.

2. Pesquise sobre cada curso

Após a seleção da área ou atividade que mais chama sua atenção, faça uma pesquisa sobre os cursos. Leia sobre o tema, por exemplo: gosto de criança – que tal pedagogia, Direito ou outros cursos afins. A internet oferece diversas possibilidades para isso.

3. Converse com profissionais

Já escolheu pelo menos três opções após as pesquisas? Então procure a opinião de um profissional da área, caso você conheça alguém, melhor ainda. E essa pesquisa pode se dar tanto com profissionais quanto com os alunos da graduação.

5. Conheça as Instituições de ensino superior

Escolher o curso certo também envolve a opção da faculdade ideal para a sua formação.

Essa escolha tem critérios mais objetivos e assertivas, como:

• Selo de aprovação do MEC – toda faculdade tem uma avaliação realizada pelo MEC, para cada curso específico
  • Qualificação do corpo docente – observe a lista dos professores e a quantidade de mestres e doutores, as disciplinas que eles lecionam, veja a opinião dos alunos, olhe o site da faculdade e os comentários que ela possui.
  • Grade curricular – a grade curricular diz o que o curso oferece. Ela ajuda a esclarecer as áreas de abrangência e atuação do futuro profissional.
  • Atividades extracurriculares – existem diversas formas de promover integração e conhecimento em uma faculdade. Logo, é importante pesquisar atividades extras que ajudam a enriquecer o currículo acadêmico, como simpósios, projetos de pesquisas, monitorias, iniciação científica etc.
  • Bolsas de estudo ou financiamentos estudantis – se a faculdade for privada, consulte os programas de bolsa de estudo oferecidos pelo Governo Federal ou pela própria Instituição.
  • Por fim, e não menos importante, modalidades de ensino – a modalidade presencial, a distância ou híbrida são formas de cursar uma graduação. E a escolha certa depende da realidade de cada estudante, mas todas formam profissionais de qualidade, com o mesmo diploma reconhecido pelo MEC.

6. Estude o mercado de trabalho

A escolha do curso certo não se baseia apenas em um sonho pessoal, porque existem questões práticas que pesam também, como a possibilidade de atuar no mercado de trabalho. Portanto, faça uma pesquisa e avalie se, onde você se encontra, tem espaço para colocar sua profissão em prática, o salário médio pago e como atuar na área.

A FCF deseja conversar com você sobre sua graduação!

A Faculdade Católica de Fortaleza possui experiência centenária em educação superior. Alicerçadas em princípios sólidos, ela vem atuando em diversas áreas na modalidade presencial e EAD, com qualidade e em comunhão com novas tecnologias de ensino.

Para quem tem interesse em cursos da área de humanas sempre em alta no mercado, apresentamos possibilidades na graduação em Ciências Contábeis, Administração, Direito, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e Licenciatura em Pedagogia.

Com um diferencial que apenas a FCF apresenta, todos os cursos são munidos de critérios éticos e humanísticos, em sintonia com a missão institucional da Faculdade, com a responsabilidade de formar profissionais à altura do mercado de trabalho.

Para isso, desenvolvemos atividades de iniciação à docência e iniciação científica; atividades de extensão; estágios supervisionados; congressos e outras atividades assistidas; estudos desenvolvidos em organizações empresariais ou públicas, Publicações.

Nossa missão é transformar a sua escolha na melhor para a sua vida e para o bem da sociedade, seja na promoção de um mundo melhor, como na sustentabilidade do planeta.

Visite nosso site e Inscreva-se para o vestibular 2024 da FCF